Nossa história

Fundado em 10 de fevereiro de 2014, o Sindicato dos Fiscais Estaduais de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado de Mato Grosso (SINFA-MT) originou-se de um pensamento ético, de uma visão de futuro e de um sonho comum. Fez-se realidade as palavras de Dale Carnegie, onde afirma que "a melhor maneira de nos prepararmos para o futuro é concentrar toda a imaginação e entusiasmo na execução perfeita do trabalho de hoje”. Assim se fez, moldado pelo ideário moral e de luta dos Fiscais Estaduais de Defesa Agropecuário e Florestal, num momento de comunhão de pensamentos.


Hoje, estamos nos consolidando, mas nunca deixamos de lado os princípios da nossa fundação: seremos grandes, mas sem perder a ética; seremos fortes, sem explorar ninguém; seremos coesos com os ideais coletivos, respeitando a vontade do grupo, em busca do bem de todos. Nesta luta diária, devemos sempre lembrar o conceito de humanidade definido pela filosofia zulu, reafirmando que “minha felicidade somente será plena quando todos formos igualmente felizes”.


Entendemos que ainda teremos uma grande jornada pela frente, mas sabemos das dificuldades a serem enfrentadas, e temos certeza que o resultado é válido, justo e compensador. Enquanto estivermos unidos, coesos e participantes nos processos criativos e decisórios, estaremos fortalecidos em nossos ideais, podendo caminhar firmes na construção de nosso futuro sonhado.


Parafraseando Raul Seixas, “sonho que se sonha só, é só um sonho que se se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade”, e realidade é o que somos, construindo nosso futuro, dia a dia.


Antônio Marcos Rodrigues

Presidente SINFA período de 2017 a 2019

Mensagem em 10/novembro/2017

Estimados colegas,

Após 4 anos à frente do sindicato, aprendendo a missão de sindicalista já na função, percebemos que, paralelamente à tramitação burocrática para registro dos documentos, necessários ao funcionamento de uma Instituição dessa natureza, enfrentamos desafios importantes para traze-la até aqui.

Esta diretoria, deixa aberta uma estrada que precisa ser pavimentada e mantida ao longo dos anos, afinal, não nascemos para alguns dias, nascemos para nos constituir em uma célula da sociedade civil organizada, capaz de intervir nos processos sociais que ameacem deveres importantes e para manter viva a brilhante função do FISCAL ESTADUAL AGROPECUÁRIO E FLORESTAL.

Ao deixar o cargo, não podemos utilizar a máxima que diz "saímos com a sensação do dever cumprido", pois o dever de sindicalista não acaba com a função! as demandas continuam aparecendo..., os encaminhamentos burocráticos que dependem de outros setores continuam seu curso..., processos instaurados seguem trâmites normais e por aí vai...!

Até que, realizamos no sindicato e para os sindicalizados feitos essenciais tis como: em 14/02/2014, com a 1ª assembleia, nomeou-se a diretoria provisória comprometida em dar andamento documental ao sindicato, mantendo-a em ordem e prezando pela saúde financeira deste, possibilitando realizar futuramente o sonho da sede social. Em 20/03/2014 recebeu o reconhecimento de entidade sindical Estadual do cartório de 1° ofício e o certificado de pessoa jurídica da Receita Federal. Em 02/04/2014 o Ministério do Trabalho e emprego aceitou o protocolo de pedido de registro, cujo objetivo é receber o Imposto Sindical, estando esse processo em andamento; ainda em 2014 abrimos conta na caixa econômica federal; em 06/11/2014 assinamos convênio com o governo do Estado para consignação da contribuição sindical em folha de pagamento, ato publicado em 28/11/2014, com primeira cobrança em fevereiro/2015. Abrimos certificado digital para legalizar a contabilidade; levamos o nome SINFA-MT ao conhecimento das instituições de classe, e finalmente registramos o sindicato nas instituições que emitem certidões negativas tais como Prefeitura e Fórum da Justiça Estadual. Nesse período passamos por dois pleitos eleitorais e 8 assembleias.

Quanto às demandas de servidores, a diretoria decidiu por fortalecer o setor jurídico nas questões emanadas no exercício da função e que resultem em prejuízos pessoais; atende a ação da URV de modo individual acompanhando a equipe de advogado à disposição dos colegas; assinou convênio junto à UNIMED para adesão do servidor em plano de saúde. Enfrentamos a greve de 2016, da qual saímos sem prejuízos para os sindicalizados e como o louvor de entrar na justiça por meio do processo n.º 1010918-81.2016.9.11.0041 que, levado ao supremo p elo governador, este, viu negado seu pedido de revogação da lei que nos dá direito à RGA, sendo este o processo que reduziu o prejuízo dos servidores. Temos em curso o documento para protocolar o pedido de incorporação da insalubridade conforme a legislação Estadual.

Enquanto sindicato estivemos representados em movimentos nacionais como a PEC da terceirização da inspeção; da Reforma trabalhista e do Teto de gastos, estivemos em todos os movimentos de paralisação de 1 dia no Brasil e somo integrantes do movimento "Reage Mato Grosso" encabeçado pela OAB e mais 55 sindicatos e associações da sociedade civil organizada, contra esses escândalos da corrupção que envolve a política mato-grossense.

O mais importante é que somo nesse momento, mais de 2/3 dos fiscais acreditando sermos capazes de conduzir nossa vida por nossas próprias crenças, ideias e ideais, discutindo a diversidade de pensamento, e convergindo para entender as necessidades da carreira de fiscais. Estamos imbuídos do espírito de exercer nossos direitos partindo de princípios éticos e morais. Essa administração finaliza aqui, mas o espírito sindical permanece em nós e na diretoria que nasce.

Particularmente, estou feliz e grata pela oportunidade de construirmos essa história juntos! Em nome da diretoria de agora me despeço agradecendo a todos por tudo! E pedindo a Deus que ilumine os novos dirigentes que chegam trazendo seu espírito de renovação para o que precisa ser renovado.

Se nos mantivermos um ao lado do outro, apoiando-nos mutuamente. Se tornamos realidade o espírito de equipe. Se superarmos as diferenças e formarmos um grupo humano para enfrentar qualquer situação. Se entendermos o verdadeiro valor da amizade e do sindicalismo. Se tivermos consciência do sentimento de partilha. A vida será mais simples, trabalhar em equipe vai ser prazeroso, alcançaremos as metas e objetivos, e todos ficaremos felizes. Não é preciso pressa, é preciso foco!

Termino repetindo Bastos Tigre (1882-1957): "Nem sempre o que mais corre a meta alcança, nem mais longe o mais forte disco lança, mas o que, certo em si, vai firme e em frente, com a decisão firmada em sua mente".


Rísia Lopes Negreiros

Presidente SINFA período de 2014 a 2017